Como Lidar com o Medo e a Ansiedade em 5 Etapas

Como Lidar com o Medo e a Ansiedade
Como Lidar com o Medo e a Ansiedade

Nesse artigo, abordamos coisas que você pode fazer para lidar com o medo e a ansiedade no seu dia a dia. E alguns conselhos práticos que pode mudar a sua vida. Confira!

Alguns medos, é claro, são saudáveis; eles nos mantêm vivos.

Tome como exemplo o fato de já estarmos lidando com o COVID-19 há alguns meses, e a maioria de nós ainda não está acostumada com ele, e sentimos muito medo.

Pode não parecer, mas o medo nesse caso, é uma coisa boa!

Estar com medo é o que nos faz agir de forma a nos proteger do desconhecido.

Pense nisso – se você não tivesse medo de pegar COVID-19, provavelmente não seguiria as regras de lavar as mãos por 20 segundos ou usar máscara.

Você pode não gostar de sentir medo, mas isso serve a um propósito importante agora, então não o ignore.

Outros medos são tóxicos e perniciosos. Eles nos dizem: “você não pode, não deveria, é muito arriscado, nem tente.”

O medo tóxico nos impede de perseguir nossos sonhos e de nos tornarmos as melhores versões de nós mesmos.

Ralph Waldo Emerson disse que “o medo derrota mais pessoas do que qualquer outra coisa no mundo”.

Posso me ver livre do medo?

Muitos de nós cometem o erro de tentar se livrar do medo.

No entanto, isso não funciona e apenas alimenta a ansiedade .

Começamos a nos preocupar em nos preocupar. Enquanto isso, continuamos presos.

Em vez disso, nosso objetivo deveria ser o de nos libertar do controle do medo.

Entretanto, é algo que exige coragem, que é simplesmente seguir em frente, apesar da presença do medo.

Viver corajosamente envolve mudar nosso foco de tentar remover o medo para buscar uma vida plena e significativa ao lado do medo.

Como lidar com o medo

Todos nós experimentamos medo em algum contexto durante nossas vidas: medo da rejeição, medo do fracasso, medo do sucesso, medo do amor, medo de estar sozinho ou medo do desconhecido.

a melhor maneira de lidar com o medo

Na verdade, está programado em todos os seres humanos – nada do que fizermos em nossas vidas irá afastar o medo.

Então, qual é a melhor maneira de lidar com o medo?

Você deve aprender a dançar com ele…

Sendo assim, separamos alguns conselhos muito úteis para você;

Veja como você deve fazer para se lidar com o medo:

  1. Defina seus valores essenciais. O primeiro passo para uma vida corajosa é definir seus valores essenciais – os princípios de vida fundamentais que você mais preza e que dão sentido e direção à sua vida.

Os valores podem incluir amor, pertencimento, realização, aventura, competição, etc.

Saber e viver de acordo com seus valores essenciais lhe dá a confiança para dizer não ao medo e sim à vida – você sabe quem você é, o que é importante para você e para onde está indo.

Por exemplo, se um de seus valores for a honestidade, você compartilhará seus sentimentos e preocupações mais profundos com seu cônjuge, mesmo que se preocupe que isso possa levar a um conflito.

Viver fiel aos seus valores é, na verdade, viver fiel a si mesmo.

Você conhece seus valores essenciais?

  1. Viva no Presente. O medo é poderoso porque vive em nossa imaginação. Faz com que imaginemos um futuro que não existe. Isso é o que nos mantém presos. Temos certeza de que “se fizermos x , y acontecerá” e, por definição, y é sempre ruim. “Se eu pedir um aumento, meu chefe simplesmente dirá não e eu vou parecer um idiota”, dizemos a nós mesmos. Então, ficamos quietos.

Para quebrar as garras do medo, concentre-se no que é agora – o momento presente. É importante experimentar o agora e isso realmente nos prepara para o futuro.

Essa é a essência da atenção plena, que nas palavras de John Kabat-Zinn é “prestar atenção de uma maneira particular; de propósito, no momento presente e sem julgar”.

Quando vivemos conscientemente, algo extraordinário acontece. A ansiedade encontra pouco espaço para estabelecer residência e você se torna consciente das possibilidades que, de outra forma, seriam perdidas se você estivesse se preocupando com o futuro.

Viver plenamente presente é uma prática simples, porém desafiadora. É contra o nosso acordar de manhã para verificar o e-mail, ver quantas coisas posso fazer hoje na cultura e, portanto, requer cultivo diário e intencional.

Aqui está um exercício para você começar.

Primeiro, sente-se em uma posição confortável, os olhos fechados.
Em seguida, inspire por quatro segundos pelo nariz e expire por quatro segundos também pelo nariz.
Preste atenção ao som da sua respiração e ao aumento e diminuição do estômago.
À medida que um pensamento entra em sua mente, observe-o e libere-o trazendo o foco de volta para a respiração.

O objetivo deste exercício não é esvaziar sua mente, mas sim trazer sua consciência de volta para sua respiração conforme os pensamentos e sentimentos surgem.

Pratique isso por 15 minutos por dia e observe como sua atenção para a respiração aumenta ao longo das semanas. O que mais você percebe?

  1. Seja compassivo consigo mesmo. O medo nos deixa assustados. Quando isso acontecer, seja gentil com você mesmo. Reconheça que é da natureza humana sentir medo.

Não julgue seus sentimentos como “bons” ou “ruins”.
Usando seu treinamento de atenção plena, reconheça seu pensamento de medo, libere-o e concentre novamente sua atenção no que é mais importante para você.
Em seguida, repita porque você perceberá que o medo é um companheiro para toda a vida.

Da mesma forma, quando o medo tomar uma decisão por você, reconheça que isso também é normal.

O fracasso não significa que você é um fracasso. Deixe o fracasso refinar em vez de definir você. Veja isso como uma oportunidade de aprender e se tornar melhor no que você faz.

  1. Aproveite o sucesso passado. Quando você enfrentar uma situação que desencadeia ansiedade, mas no passado você a superou, faça uma pausa e lembre-se de que já esteve aqui antes e teve sucesso.

Recite este mantra simples e observe sua confiança aumentar: “Eu estive aqui, fiz isso e posso fazer agora.”

Essa é uma técnica muito executada por executivos que, apesar de terem feito centenas de discursos, têm pavor de falar em público.

Combinar esta recitação com a visualização das etapas específicas necessárias para ter sucesso é incrivelmente eficaz na redução da ansiedade aguda e no aumento do desempenho.

  1. Cerque-se de pessoas compassivas. Quando a preocupação passar por você, convide pessoas atenciosas para sua vida.

Pode parecer arriscado, mas é necessário. Um membro da família compassivo, amigo, treinador ou terapeuta oferece o apoio e a perspectiva de que você precisa para perseverar em tempos difíceis. Às vezes, o simples fato de alguém ouvir o que você tem a dizer ajuda imensamente.

Faça um esforço para passar mais tempo com essas pessoas. Um relacionamento com uma pessoa positiva e atenciosa é uma das melhores maneiras de reduzir a ansiedade.

Apenas certifique-se de evitar os vampiros de energia – as pessoas em nossas vidas que atacam nossas ansiedades e nos dizem não.

Fique com aqueles que o edificam, não o derrubam.

Alguns medos superamos ou aprendemos a superar. Outros ficam conosco por toda a vida.

Usando as dicas acima, comece a cultivar a coragem de que você precisa para viver uma vida plena e significativa ao lado do seu medo.

Resumo

Você conferiu acima os nossos conselhos para você lidar com o medo com mais assertividade.

Se você ainda se sente oprimido, incapaz de lidar com a situação e como se o seu medo estivesse afetando a maneira como você funciona todos os dias, pode estar apresentando os primeiros sinais de um problema de saúde mental, como depressão ou ansiedade.

Adoraria saber como você ou outras pessoas que você conhece vivem com coragem.

Na Psiquiatria Dr Jefferson realizamos o tratamento de distúrbios e fobias como o medo, a ansiedade, baixa autoestima e outras síndromes.

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