Distúrbios do Sono: 13 coisas que você precisa saber a respeito

Distúrbios do Sono
Distúrbios do Sono

Os distúrbios do sono são condições que prejudicam a capacidade de uma pessoa de obter um sono restaurador normal. Se você tem problemas para dormir, este artigo pode te ajudar

As causas dessas condições são variáveis ​​e vão desde hábitos que as pessoas desenvolveram antes de dormir até uma série de problemas médicos que interrompem o ciclo normal do sono.

Se você notar que tem um padrão de não se sentir descansado pela manhã depois de acordar, provavelmente você deve consultar seu médico para determinar se você tem um distúrbio do sono.

Os distúrbios do sono podem ter um efeito profundo na saúde geral de uma pessoa.

Nesse post vamos falar muito sobre o tema, acompanhe!

Por que o sono é importante?

A falta de sono pode ser fatal!

Por exemplo, acidentes de carro, problemas pessoais, baixo desempenho no trabalho, lesões, problemas de memória e distúrbios de humor têm sido associados a sono insatisfatório.

Além disso, os pesquisadores concluíram que os distúrbios do sono provavelmente contribuem para doenças cardíacas , obesidade e diabetes .

Distúrbios do Sono e insonia
Distúrbios do Sono

Sintomas de distúrbios do sono

Os sintomas dos distúrbios do sono variam de acordo com o tipo de perturbações do sono.

Os sintomas podem variar de leves a graves e geralmente incluem um ou mais dos seguintes:

  • Hipersonia (sonolência diurna excessiva),
  • Insônia (diminuição da eficiência do sono com sono agitado com acordar frequente à noite),
  • Ronco alto e / ou breves pausas em respiração (curtos períodos de apnéia),
  • Movimentos das pernas ou uma necessidade de mover as pernas à noite,
  • Sonambulismo ou terrores noturnos (pesadelos).

Tratamento de Insônia:
Apneia do sono, Síndromes e Transtornos do Sono

O Ciclo do Sono

Um ciclo normal de sono tem duas categorias principais denominadas REM e não REM.

REM significa movimento rápido dos olhos.

O sono REM é caracterizado por relaxamento muscular, sonhos, movimentos oculares rápidos episódicos e ondas de baixa amplitude em um EEG (encefalógrafo).

O sono não REM é dividido em quatro estágios, desde o sono leve (estágio 1) até o estágio IV (Delta ou sono profundo).

O sono não REM ocupa cerca de 75% do tempo normal de sono, enquanto o REM ocupa os 25% restantes e geralmente ocorre mais pela manhã.

Os distúrbios do sono interrompem esses ciclos do sono.

Quanto sono eu preciso?

As necessidades de tempo de sono dos indivíduos são variáveis, e os tempos de sono variam entre crianças e adultos.

Portanto uma noite de sono bem dormida pode ter tempos variados, para variadas pessoas.

Adultos

Alguns adultos podem variar em suas necessidades de sono de cerca de 5 a 10 horas por noite.

No entanto, vários estudos sugerem que a maioria dos adultos normais tem em média cerca de 7 a 8 horas por noite.

Pessoas mais jovens

Em geral, quanto mais jovem a pessoa, mais sono ela precisa.

Por exemplo, os adolescentes precisam de cerca de nove horas de sono, enquanto os bebês precisam de cerca de 16 horas por noite.

O que é insônia?

A insônia (#CID_10_G47.0) é a incapacidade de iniciar ou manter o sono.

A maioria das pessoas na vida terá alguma dificuldade em adormecer ocasionalmente.

No entanto, se ocorrerem problemas para adormecer com frequência ou de forma constante, o indivíduo pode ter insônia.

Pessoas com insônia têm dificuldade em adormecer, às vezes por horas seguidas, e podem acordar muito cedo ou podem acordar repetidamente durante a noite.

A insônia é considerada o distúrbio do sono mais comum no Brasil e estudos sugerem que até 65% dos brasileiros tem baixa qualidade de sono

Além disso,  segundo pesquisa realizada pela Royal Philips, 72% dos brasileiros sofrem de doenças relacionadas ao sono.

Causas da insônia: higiene do sono

A má higiene do sono refere-se a maus hábitos que interferem na capacidade do indivíduo de adormecer.

Por exemplo, beber café ou outras bebidas com cafeína à noite, fumar , comer alimentos pesados ​​tarde da noite, adormecer com as luzes acesas e / ou deixar a televisão ligada ou usar um telefone celular, computador ou tablet antes de dormir

São maus hábitos ou má higiene do sono que podem levar à insônia.

Causas da insônia: saúde mental

A má higiene do sono não é a única causa da insônia.

Problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade e estresse (por exemplo, transtorno de estresse pós-traumático, perda do cônjuge ou problemas financeiros) também podem causar insônia.

Além disso, os medicamentos usados ​​para tratar alguns desses problemas de saúde mental também podem causar ou aumentar os problemas de sono.

Converse com seu médico sobre quaisquer problemas relacionados ao sono que você acha que são causados ​​por medicamentos.

Causa da insônia: condições médicas

A insônia costuma estar associada a outras condições médicas. Essas condições médicas costumam interferir no ciclo normal do sono.

Algumas das condições mais comuns são listadas a seguir:

  • dor crônica
  • DPOC
  • asma
  • apneia do sono
  • insuficiência cardíaca
  • artrite
  • problemas de tireoide
  • problemas neurológicos (acidentes vasculares cerebrais, doença de Alzheimer, doença de Parkinson)
  • depressão
  • problemas endócrinos

Causas da insônia: gravidez, menopausa e idade

Outras causas bastante comuns de insônia são gravidez, menopausa e idade (tanto em homens quanto em mulheres com mais de 65 anos), todas as quais podem ser devidas a alterações hormonais e outras alterações químicas do corpo.

Além disso, os trabalhadores por turnos podem desenvolver problemas porque o seu ciclo de sono é interrompido devido ao seu horário de trabalho irregular.

Parte da razão para esse desenvolvimento de insônia se deve ao reajuste de nosso relógio biológico interno, que controla a hora do dia em que os hormônios são produzidos; além disso, o tempo de outras funções rotineiras do corpo, como urinar, defecar e exposição à luz e à escuridão, é alterado por causa das mudanças de horário.

O tratamento de insônia de ser feito após um diagnóstico de insônia feito por seu médico especialista.

O que é apneia do sono?

A apneia do sono é um distúrbio que faz com que uma pessoa pare de respirar muitas vezes enquanto está dormindo.

As pausas respiratórias podem durar alguns segundos ou mais e fazer com que o corpo mude do estágio de sono IV não REM para o estágio de sono muito leve; ocasionalmente, o paciente pode acordar.

Essas múltiplas interrupções do ciclo normal do sono podem causar insônia e sonolência diurna.

Muitas pessoas têm esse problema, mas não percebem.

Sintomas de apneia do sono

Os sintomas da apneia do sono são frequentemente observados pelo cônjuge do paciente.

Os sintomas são ronco, pausas respiratórias frequentemente seguidas por um som de suspiro ou ronco e sonolência durante o dia.

Tratamento para apneia do sono

A apneia do sono pode ser tratada de várias maneiras.

  • Mudanças no estilo de vida (perder peso, evitar o álcool, dormir de lado em vez de para trás, parar de fumar)
  • Boquilhas (aparelhos orais)
  • Dispositivos de respiração (CPAP)
  • Cirurgia

Quem tem apneia do sono?

Os fatores de risco comuns para apneia do sono incluem excesso de peso, idade acima de 65 anos, homem, hispânico, afro-americano e descendente das Ilhas do Pacífico.

Além disso, indivíduos que fumam, usam álcool, sedativos e / ou tranquilizantes e indivíduos com congestão nasal, distúrbios cardíacos, derrames ou tumores cerebrais também apresentam maior risco de apneia do sono.

Ocasionalmente, os indivíduos que apresentam algum bloqueio das vias aéreas (por exemplo, aumento das amígdalas ou estreitamento das vias aéreas) também correm o risco de desenvolver apneia do sono.

O que é a síndrome das pernas inquietas?

Outro distúrbio do sistema nervoso, a síndrome das pernas inquietas ( SPI – SID G25.81), pode levar à insônia e é considerado um distúrbio do sono.

É um distúrbio do sistema nervoso que afeta as pernas, causando impulsos anormais de movê-las.

Infelizmente, esses impulsos parecem ocorrer com mais frequência à noite e causam a interrupção do sono.

O que causa a síndrome das pernas inquietas?

A causa da síndrome das pernas inquietas é desconhecida na maioria dos casos, embora a genética possa desempenhar um papel.

Os baixos níveis de ferro no cérebro também podem levar à síndrome das pernas inquietas.

Sintomas da síndrome das pernas inquietas

As pernas ficam desconfortáveis, especialmente ao se deitar, fazendo com que a pessoa afetada sinta a necessidade de movê-las.

Sensações semelhantes podem ser sentidas nos braços, tronco ou cabeça.

Essas sensações podem atrapalhar o sono. A frequência desses episódios varia dependendo da gravidade do caso

Tratamento para síndrome das pernas inquietas

  • Mova os membros afetados
  • Trate condições médicas associadas (por exemplo, neuropatia periférica, diabetes)
  • Mudar o estilo de vida (parar de fumar, reduzir a cafeína e o álcool, tomar suplementos de ferro, fazer exercícios moderados, tomar banhos quentes)
  • Medicamentos (agentes dopamingérgicos, gabapentina enacarbil, benzodiazepínicos, opióides, anticonvulsivantes)

O que é narcolepsia?

A narcolepsia é um distúrbio neurológico que causa sonolência extrema durante o dia; alguns pacientes apresentam episódios intermitentes e incontroláveis ​​de adormecimento durante qualquer tipo de atividade.

Sintomas de narcolepsia

  • Sonolência diurna excessiva
  • Cataplexia (perda repentina de tônus ​​muscular)
  • Alucinações
  • Paralisia do sono (incapacidade temporária de se mover ou falar ao adormecer ou acordar) que dura de alguns segundos a vários minutos, após os quais a pessoa se recupera totalmente.

Tratamento de narcolepsia

Mudanças no estilo de vida (praticar uma boa higiene do sono, limitar a cafeína, o tabaco e o álcool, fazer exercícios, receber mais luz do sol, programar cochilos, manter uma lista de tarefas e manter-se organizado)

Medicamentos (estimulantes, antidepressivos, oxibato de sódio).

Sonambulismo

O sonambulismo é um distúrbio de comportamento que ocorre durante o sono profundo e resulta em um indivíduo caminhando ou realizando comportamentos complexos enquanto ainda está dormindo.

O sonambulismo é mais comum em crianças do que em adultos e tem maior probabilidade de ocorrer em pessoas que não dormem.

A pessoa pode ter dificuldade para acordar e provavelmente não se lembrará de nada sobre o sonambulismo quando acordar.

Causas de sonambulismo

  • Privação de sono
  • Cronograma de sono caótico
  • Estresse
  • Embriaguez
  • Uso de certas drogas como sedativos-hipnóticos, neurolépticos, estimulantes e anti-histamínicos

Tratamento para sonambulismo

Medicação (ProSom, Klonopin, Trazodone)
Técnicas de relaxamento e imagens mentais
Despertar antecipado (acordar a pessoa um pouco antes do início do sonambulismo geralmente)

Transtorno do sono no trabalho em turnos

O distúrbio do sono no trabalho em turnos geralmente afeta pessoas que trabalham em horários não tradicionais, normalmente entre 22h e 6h.

Cerca de 20 milhões de pessoas trabalham no período noturno no Brasil, o que significa que um em cada cinco horários de trabalho brasileiro tem o potencial de interferir seus corpos ritmos circadianos naturais.

Sintomas de distúrbio do sono no trabalho em turnos

A dificuldade para dormir e a sonolência excessiva são as mais típicas do distúrbio do sono no trabalho por turnos.

O distúrbio do sono devido ao trabalho em turnos também pode dificultar a concentração.

Tratamento para distúrbios do sono em turnos de trabalho

O tratamento para distúrbios do sono envolve várias dicas como as listadas abaixo.

  • Mantenha um diário do sono
  • Diminuir o número de turnos noturnos consecutivos
  • Evite horas de trabalho prolongadas
  • Evite longas viagens
  • Evite rotações de turno frequentes
  • Quando não estiver trabalhando, certifique-se de dormir o quanto você precisar
  • Experimente tirar uma soneca durante o turno da noite
  • Auxiliares para dormir podem ser necessários

Tratamento para distúrbios do sono: diário do sono

Um diário do sono pode ajudar você e seu médico a obter informações valiosas sobre seus problemas de sono.

Você pode ajudar seu médico se mapear seus hábitos por 1 a 2 semanas antes de ir ao médico.

Em alternativa, o seu médico pode pedir-lhe para manter um diário do sono antes da sua próxima consulta.

O diário do sono pode ajudar a documentar problemas potenciais em seus hábitos de vida que inibem o sono ou causam insônia.

Os itens incluídos em um diário do sono podem ser os seguintes: a que horas você vai para a cama, a que horas você adormece, a hora que você acorda, quantas vezes você acorda durante a noite, quando cafeína ou álcool é consumido, quando e o que você come e bebe antes de ir para a cama, desafios emocionais e / ou fatores de estresse e, finalmente, uma lista de seus medicamentos.

Diagnóstico de distúrbio do sono: estudo do sono

O diagnóstico de distúrbios do sono geralmente começa com a obtenção de um exame físico pelo seu médico, um histórico de seus problemas de sono e uma revisão dos fatores de risco potenciais, juntamente com uma revisão do seu diário do sono, se você tiver um.

Seu médico pode então encaminhá-lo a uma clínica do sono para testes adicionais denominados “estudo do sono” ou polissonografia.

Este estudo geralmente ocorre durante a noite e os movimentos dos olhos do paciente, respiração, atividade cerebral e outras medições são realizadas.

Os resultados podem indicar um distúrbio como apneia do sono ou outros problemas relacionados ao sono.

Dentre os distúrbios do sono, o fator emocional conta muito.

Tanto é que, existe a #CID 10 – F51  – Transtornos não-orgânicos do sono devidos a fatores emocionais

Tratamentos para distúrbios do sono

O tratamento para um distúrbio do sono depende da causa.

A narcolepsia (#CID_10_G47.4) e a síndrome das pernas inquietas podem ser tratadas com mudanças no estilo de vida e medicamentos prescritos; o mesmo se aplica à insônia.

No entanto, a insônia pode exigir apenas mudanças no estilo de vida.

O sonambulismo não tem tratamento específico além de mudanças no estilo de vida, como boa higiene do sono – alguns pacientes respondem à hipnose.

Máquinas Respiratórias

Um dispositivo de respiração (dispositivo CPAP) pode ser prescrito para manter as vias aéreas abertas durante a noite para que você possa descansar se tiver apnéia do sono.

Biofeedback

Biofeedback é um método de treinar a mente para desenvolver maior consciência e controle sobre seu próprio estresse.

Um computador monitora a frequência cardíaca e outros indicadores de estresse e envia sinais de volta para ajudar a pessoa a se tornar mais consciente de seu próprio nível de estresse.

Esta técnica pode ser útil no tratamento da insônia baseada na ansiedade, apneia do sono ou outros distúrbios do sono.

Distúrbios do Sono e insônia infantil
Distúrbios do Sono e insônia infantil

Distúrbios do sono em crianças

Os distúrbios do sono afetam crianças e adolescentes.

Mesmo os bebês podem apresentar distúrbios do sono.

Isso pode incluir dificuldade para adormecer ou permanecer dormindo, apneia do sono, sonambulismo, síndrome das pernas inquietas e sonolência excessiva.

Distúrbios do sono em crianças: causas

Como existem muitos tipos diferentes de distúrbios do sono em crianças, suas causas também variam.

O estresse pode causar pesadelos, que podem levar a terrores noturnos.

A enurese noturna pode ser causada por uma história familiar de enurese noturna, baixo controle da bexiga ou sofrimento emocional, entre outras causas.

A insônia em crianças pode ser causada por estresse, dor ou transtornos mentais.

Transtorno do sono em crianças: tratamento

Assim como as causas dos distúrbios do sono em crianças, os tratamentos para essas condições variam.

Rotinas positivas para a hora de dormir, restringir o tempo de tela antes de dormir, definir rotinas rígidas para a hora de dormir e acordar e garantir que as crianças façam bastante exercício podem ajudar com muitos distúrbios do sono na infância, como a síndrome das pernas inquietas.

Como Dormir Melhor: Exercício

O exercício regular é outra parte de um bom programa de higiene do sono.

No entanto, é importante escolher as horas do dia em que você se exercita.

Praticar exercícios no final da tarde pode facilitar o adormecimento e a permanência do sono.

No entanto, fazer exercícios algumas horas (cerca de 2 a 4 horas) antes de dormir pode realmente dificultar uma boa noite de sono. Pessoas que se exercitam regularmente, em geral, têm menos incidência e risco de insônia.

Como Dormir Melhor: Alimentos a Evitar

Alimentos e bebidas constituem outro aspecto da boa higiene do sono.

Os alimentos a evitar são aqueles que contêm cafeína (café, chá e refrigerantes), jantares pesados ​​(em grande quantidade), alimentos condimentados e consumo de álcool.

O álcool pode causar sonolência em algumas pessoas, mas pode levar ao despertar precoce da noite.

Como Dormir Melhor: Alimentos Úteis

Os alimentos que ajudam a estabelecer uma boa higiene do sono incluem níveis razoáveis ​​de carboidratos complexos e proteínas na refeição noturna.

Quantidades pequenas ou moderadas de comida devem ser consumidas à noite, de preferência várias horas antes de ir para a cama.

Além disso, cereais com leite ou alguns biscoitos e queijo podem ser úteis.

Alguns nutricionistas sugerem não comer nada pelo menos uma hora antes de tentar dormir.

Como dormir melhor: reduza a tecnologia antes de dormir

Outro aspecto de uma boa higiene do sono é reduzir itens que podem estimular você a pensar ou agir antes de dormir.

Talvez um dos melhores exemplos seja a televisão tarde da noite.

Alguma programação pode aumentar o estado de alerta mental ou fazer você pensar sobre os assuntos.

Situações semelhantes ocorrem com crianças jogando videogame antes de dormir ou adolescentes e / ou adultos usando computadores, telefones celulares ou tablets.

Uma boa higiene do sono sugere que você comece a reduzir a estimulação cerebral ao se preparar para dormir.

Os pesquisadores do sono sugerem que você pare de usar a TV, os videogames ou a Internet cerca de uma hora antes de ir para a cama; outros sugerem que as pessoas devem se preparar para dormir lendo e proibindo o uso de TVs ou computador no quarto.

Como Dormir Melhor: Rituais da Hora de Dormir

Você pode realizar algumas ações positivas para estabelecer bons hábitos de higiene do sono.

Por exemplo, você pode “desacelerar” seus níveis de atividade cerca de uma hora antes de dormir, tomando um banho quente, lendo ou praticando técnicas de biofeedback de relaxamento.

É uma boa higiene do sono estabelecer horários de dormir e acordar rotineiros, a fim de definir a química de seu corpo para esperar que ocorram horários razoavelmente rotineiros para a hora de dormir e acordar.

Seguir o que fazer e não fazer para uma boa higiene do sono pode ajudar a reduzir ou até mesmo resolver alguns distúrbios do sono.

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